Publicidade

Antecipação de recebíveis x reserva de emergência – Quando utilizar

Publicidade

Se você é um empreendedor e possui seu próprio negócio então provavelmente já ouviu falar sobre antecipação de recebíveis e reserva e emergência, ambos são essenciais uma vez que você lida com um capital, porém, elas são diferentes e possuem variados momentos em que devem ser utilizados. Para lhe ajudar, este artigo separou informações sobre cada um dos termos, quando o utilizar e a diferença entre ambos.

O que é reserva de emergência

Vamos iniciar simplificando a chamada “reserva de emergência”. Uma vez que você possui sua própria empresa, então já realizou um planejamento financeiro de seu negócio, tendo mapeado todos os seus custos diários, custos com salários, despesas mensais, etc. Levando em consideração que possui seus custos delimitados é hora de pensar: “quanto eu posso guardar todos os meses a fim de criar uma reserva?”

Publicidade

como fazer antecipação de recebíveis

Como o próprio nome sugere, criar uma reserva significa você guardar um dinheiro resultado de seu lucro, sem que ele precise estar sendo gasto com suas despesas e com possíveis investimentos no estabelecimento, a reserva de emergência será um montante disponível para possíveis situações emergenciais.

Como empreendedor você já aprendeu que existem muitos desafios em manter um estabelecimento ativo, você estará vivendo constantemente com a ciência de que imprevistos acontecem e você deve estar pronto para os mesmos; é neste momento que a reserva de emergência será utilizada e impedirá que problemas maiores aconteçam.

Como montar uma reserva de emergência

Para montar sua reserva de emergência você deverá novamente já ter feito seu planejamento financeiro, todo o capital de sua empresa dependerá de uma boa gestão financeira criada; com o planejamento financeiro feito você sabe quanto custa em média por mês; é indicado que o valor da sua reserva de emergência seja referente a no mínimo 6 meses dos custos de 1 mês que possui com sua empresa.

Publicidade
  • Digamos que o seu negócio possua um custo mensal no valor de 5 mil reais, então, sua reserva de emergência deverá possuir 30 mil reais.
  • Por ser um valor consideravelmente alto você deverá poupar todos os meses uma certa quantia para então começar a montar sua reserva; esse valor você mesmo poderá determinar levando em base seus gastos e lucros, é claro que, quanto maior a quantia que você acrescentar na reserva mais seguro você estará.

Quando usar a reserva de emergência

Como o próprio nome sugere, é indicado que a reserva de emergência seja utilizada em situações emergenciais e de crises, por exemplo em casos de redução do número de clientes e vendas, crises econômicas e políticas, acidentes no trabalho, possíveis materiais danificados que precisam ser trocados, etc.

Apesar de ser tentador utilizar tal dinheiro para outras situações como investimentos e aumento do negócio é importante que você mantenha uma boa quantia na reserva de emergência para não ser pego de surpresa por imprevistos.

quando usar a reserva de emergência

O que é antecipação de recebíveis

Sabe aquelas vendas no crédito e parceladas em diversas vezes que você receberia o dinheiro apenas num futuro? Com a antecipação de recebíveis você consegue ter esse dinheiro em seu caixa no agora, contando com o valor antes do previsto.

Publicidade

De forma simplificada e direta a antecipação de recebíveis irá permitir que sua empresa adiante um pagamento que ela receberia apenas no futuro, fazendo com que você não precise esperar por todas as parcelas do cliente para contar com o dinheiro e assim possa utilizar os lucros no presente.

Como fazer antecipação de recebíveis?

Realizar o processo de antecipação de recebíveis costuma possuir algumas diferenças durante o processo dependendo do banco, securitizadora, financeira, ou qualquer instituição que ofereça essa linha de crédito, porém, normalmente as etapas são as seguintes:

  1. Tenha posse das notas fiscais e boletos emitidos das vendas de seu empreendimento;
  2. Dirija-se até um banco ou instituição de sua escolha que oferte a antecipação de recebíveis;
  3. A instituição irá analisar suas notas e boletos apresentados + documentos solicitados pelos mesmos e irá ofertar a antecipação de acordo com a análise feita;
  4. Parte dos lucros será descontada uma vez em que existirão tarifas e juros através da antecipação.
  5. As tarifas e juros poderão ser diferentes (para menor ou maior) dependendo das operações e acordos tratados entre você e a financeira.

Quando usar antecipação de recebíveis?

Se é indicado que a antecipação de recebíveis seja feita para realizar investimentos imediatos na empresa; suponhamos que você encontre uma grande promoção dos produtos exatos que você precisa para investir e melhorar sua empresa, porém, você não possui dinheiro no momento e depois o valor de tais produtos irá subir, esse seria um excelente momento para contar com a antecipação de recebíveis.

Apesar de ser uma linha de crédito muito interessante e contar com boas vantagens, é necessário ter total conhecimento e um planejamento adequado ao se optar por uma antecipação de recebíveis; lembre-se que, ao optar por tal linha de crédito você estará recebendo de forma adiantada um lucro que teria apenas no futuro, ou seja, você não irá mais contar com tal entrada de capital no futuro, fazendo com que algumas despesas acabem ficando em aberto e você precise recorrer a mais empréstimos e linhas de crédito para cobrir um buraco que poderia ter evitado.

Caso esse ainda pareça ser um processo muito confuso, realize a contratação de um advogado de direito empresarial para te auxiliar na situação.

Diferença entre reserva de emergência e antecipação de recebíveis

Apesar de não possuírem muitos pontos em comum, muitas pessoas acabam “confundindo” a reserva de emergência com a antecipação de recebíveis porque elas utilizam a antecipação de recebíveis em situações emergenciais.

É comum que empresários não tenham o costume de criar uma reserva de emergência, desta forma, quando eles encontram seu negócio em situações de risco como crises eles busquem a antecipação de recebíveis como solução, onde a mesma irá cumprir a função da reserva de emergência.

Isso não significa que você não deve em nenhum momento utilizar a antecipação para dar uma ajuda no seu capital, para cobrir possíveis imprevistos, etc., porém, não é indicado que tal situação seja corriqueira e você sempre use essa linha de crédito para cobrir suas crises! Se possível, deixe com que a reserva de emergência cumpra esse papel.

Lembre-se: a antecipação de recebíveis pode acabar se tornando uma grande bola de neve que, se utilizada de maneira incorreta, poderá lhe causar problemas, fazendo com que o que no inicio era um parceiro para seu negócio se torne mais um dos custos o qual você deverá quitar.

Publicidade