Publicidade

Invista na área imobiliária e do agronegócio com o LCI e LCA! Veja aqui como funciona!

Publicidade

Você sabia que LCI e LCA são investimentos isentos de impostos?

Mas, como investir nesse tipo de ativo? Por onde começar

Publicidade

Conheça mais sobre como investir em LCI e LCA no decorrer desse artigo.

LCI e LCA: O que são?

LCI e LCA significam Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio, são dois dos exemplos de investimentos de renda fixa que se tornaram populares ultimamente.

Recomendado para investidores que buscam retornos seguros e isentos de impostos próximos a um CDI.

Publicidade

Quando um investidor opta por uma letra de crédito imobiliário, ele compra títulos relacionados a crédito imobiliário emitidos por uma instituição financeira.

Tais instrumentos podem ter um retorno fixo, podem pagar uma taxa de juros anual fixa ou estar vinculados a um índice, geralmente, um CDI ou IPCA.

LCI

É um título de renda fixa lastreado em crédito imobiliário, emitido por bancos e instituições financeiras para custear o setor.

Publicidade

Por exemplo, um banco pode emitir uma LCI para fornecer uma linha de crédito para uma construtora que deseja desenvolver um empreendimento residencial.

A LCI paga aos investidores uma taxa de juros pré-determinada no vencimento dos títulos.

Esses títulos acompanham o desempenho do CDI, principal indicador de renda fixa.

Em outras palavras, os investidores descobrirão a rentabilidade do LCI na forma de uma porcentagem do CDI.

A LCI com remuneração de 98% do CDI ofereceria aos investidores uma rentabilidade muito próxima da Selic do período.

LCA

É um título de renda fixa emitido por bancos e instituições financeiras para conseguir recursos para o agronegócio.

Quem investe em uma ACV está pegando um empréstimo de um banco para financiar um agronegócio.

Por exemplo, os bancos podem emitir LCAs para liberar fundos para cobrir o custo das culturas alimentares.

Assim como a LCI, a LCA geralmente tem uma taxa de retorno relacionada ao CDI e é expressa em porcentagem.

Conheça os tipos existente de LCI e de LCA disponíveis:

  • Prefixadas: ao investir nelas, o cliente sabe antecipadamente o valor do investimento, pois a taxa de juros é divulgada no momento da compra. Por esta razão, esta é geralmente considerada a opção mais segura
  • Pós-fixadas: neste tipo de investimento, a lucratividade é fixada após a compra, mais especificamente, no resgate. Nesses casos, a taxa de juros pode ser a taxa cobrada sobre os certificados de depósito interbancário. Outra opção é a ACV, revisada pelo IPCA, que é a medida oficial de inflação do país
  • Híbrido: elas funcionam de forma a combinar as características dos dois primeiros tipos. As taxas de juros fixas são projetadas para garantir que as perdas de inflação sejam cobertas no período, enquanto as taxas de juros variáveis ​​proporcionam ganhos reais para o investimento.

lci e lca

Como investir nesses investimentos?

Veja abaixo algumas dicas de como investir em LCI e em LCA:

  1. Selecione um banco ou corretor autorizado: muitos corretores já distribuem essas letras de crédito de várias instituições financeiras. Há uma chance maior de encontrar títulos mais lucrativos
  2. Faça uma pesquisa do tipo de título que deseja comprar: verifique qual se adapta melhor ao que você precisa e qual oferta a renda que mais te atrai
  3. Faça a avaliação do valor mínimo: é necessário um valor mínimo de investimento, que varia amplamente com base no nível de risco e recompensa potencial de cada alternativa. No entanto, apenas aqueles dispostos a investir R$ 30.000 ou R$ 50.000 ou até mais, podem comprar investimentos de maior rentabilidade
  4. Observe o prazo de validade: esses prazos variam segundo as características de cada título e, geralmente, quanto maior o prazo de vencimento, maior o lucro.

Em tempos de queda dos juros, é fundamental buscar opções de investimento mais rentáveis ​​para o segmento aplicado à renda fixa.

Esses investimentos podem ser interessantes, já que elas podem ser emitidas por instituições de diferentes portes, áreas de atuação e objetivos.

Essa faixa de variação permite que os investidores diversifiquem suas carteiras com a garantia do FGC.

Como as notas envolvem o risco de crédito das instituições financeiras os retornos tendem a ser maiores, mas ainda é vantajoso porque não há imposto de renda sobre a remuneração fornecida aos investidores.

Entre as desvantagens, as principais são os prazos.

Investir em LCI ou LCA pode ser um problema para quem precisa ter seu dinheiro de volta em um curto período de tempo, pois há um período de carência e o prazo geralmente não é muito curto.

Então, pense bem e encontre uma empresa de investimento e comece hoje mesmo a investir em LCI e LCA.

Quer mais dicas para investir? Continue acompanhando o nosso blog!

Publicidade