Com o uso do portal Meu INSS, aposentados ou pensionistas não precisam mais se dirigir a uma unidade física do INSS para serem atendidos.
Com a popularização cada vez maior da internet, com poucos cliques é possível tirar dúvidas, verificar o status de seu benefício e até mesmo agendar atendimentos.
Apesar de existir a possibilidade do uso do meu INSS net, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento.
Assim, acabam se deslocando a um posto de atendimento, enfrentando horas de filas e saindo frustrados de lá.
Para ajudar aqueles que precisam de atendimento previdenciário e não sabem como resolver esses problemas de forma virtual, elaboramos um guia detalhado sobre o portal Meu INSS.
Portal Meu INSS: O que é?
O portal Meu INSS é um serviço criado pelo Governo Federal para oferecer mais possibilidades aos cidadãos.
Assim, agilizando o atendimento oferecido aos segurados ou àqueles que precisam requerer algum dos serviços ofertados pelo INSS.
A medida nasceu da ideia de desafogar as agências, superlotadas com pessoas que, muitas vezes, não conseguiam ser atendidas a tempo.
Assim, acabavam colecionando diversas idas a um posto do INSS, além de meses para obter benefícios, como aposentadorias ou pensões, por falta de documentos ou certidões erradas.
Para acessar o portal, basta:
- Clicar aqui
- Clicar em “Novo pedido”
- Fazer login ou criar seu cadastro
- Selecionar o serviço que deseja e seguir as orientações descritas.
Para acessar o meu INSS é necessário realizar um cadastro, informando alguns dados pessoais.
O portal irá pedir o número do CPF do interessado e uma senha.
Escolha um código forte, com letras e números, combinados de forma que você não se esqueça.
É necessário digitar algumas letras ou números informados no canto esquerdo da página.
Esse recurso é utilizado para que a página saiba que quem está tentando fazer o cadastro é uma pessoa, e não um robô ou outro invasor que esteja tentando roubar informações.
Logo depois de digitado o código, o cadastramento poderá prosseguir.
Outra forma de consulta aos serviços do portal do INSS, é pelo telefone:
- Ligue para o número 135, a central de atendimento da Previdência Social
- Durante o contato telefônico, será ensinado um passo a passo que, concluído, lhe dará acesso aos serviços oferecidos pelo meu INSS.
A ligação para a central de atendimento da Previdência Social é gratuita, pode ser feita tanto de um telefone fixo como de um celular.
O site oferece uma gama de serviços aos interessados em resolver algum problema com o INSS ou fazer uma solicitação.
Pelo endereço eletrônico é possível, por exemplo, fazer a solicitação inicial para a aposentadoria urbana e pedir o salário maternidade.
É possível, também, utilizar o CNIS a fim de consultar o extrato previdenciário, assim, onde constam todas as contribuições feitas pelo trabalhador ao longo de toda sua vida laborativa.
O portal oferece, também, um serviço para que o trabalhador simule seu tempo de contribuição.
Sabendo assim se já está apto para solicitar sua aposentadoria.
É possível, também, fazer agendamentos ou requerimentos via internet, no portal do INSS também é possível:
- Verificar o histórico de crédito de benefício
- Obter a carta de concessão enviada quando um benefício é concedido
- Agendar uma perícia médica
- Saber qual o resultado deste exame.
O serviço permite também gerar o extrato de empréstimo consignado e o extrato de imposto de renda, usado no momento da declaração, consultar a declaração de benefício.
Quem precisa receber atendimento presencial, o portal oferece a possibilidade de localizar o endereço da agência mais próxima de sua residência ou, ainda, alterar os dados de contato.
Como consultar o meu benefício?
Dentre os serviços oferecidos, um dos que mais ajudam os brasileiros é a possibilidade de fazer a consulta a seu benefício do INSS.
Para utilizar essa ferramenta, basta:
- Acessar o site do INSS
- Informar o login criado no momento do cadastramento
- Escolher a opção de consulta ao benefício, na lista de serviços oferecidos pelo portal
- Nessa opção, o cidadão pode acompanhar seu pedido, caso tenha feito a solicitação para receber pensão, aposentadoria ou auxílio.
Esse serviço permite também acompanhar o resultado da perícia, caso o exame tenha sido pedido para a concessão ou manutenção do benefício.
Podem ser consultados no meu INSS benefícios como aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade, pensão por morte, auxílio doença ou salário maternidade.
Como todos os serviços que utilizamos online e possuem uma senha de acesso, em alguns casos, podemos perder o login utilizado, o que pode causar bastante dor de cabeça.
No caso do Meu INSS, a perda de login impede o acesso aos serviços oferecidos.
Mas, assim como tudo na internet, é possível recuperar seu acesso à plataforma, basta:
- Acessar o site do INSS
- Depois clicar em “Entrar”
- Escolher a aba onde é necessário fazer login
- Informar novamente todos os dados pessoais preenchidos durante o cadastro inicial (número do CPF, data de nascimento, nome completo, um e-mail válido, nome da mãe e um número de telefone celular) e informar também o estado onde está
- O segurado deve ligar novamente para o serviço de atendimento da Previdência Social, no número 135 e seguir os passos informados durante a ligação.
É assim que você poderá aproveitar todos os benefícios do portal Meu INSS!
Fique sempre por dentro de quaisquer as novidades que apareçam! Acompanhe o nosso blog!